Atléticas da UFPR incentivam a prática de esportes e promovem festas

As Atléticas da UFPR são entidades sem fins lucrativos que incentivam e apoiam a prática de esportes dentro da universidade. Cada curso ou conglomerado de cursos possui uma Atlética. Elas podem promover campeonatos internos, entre os estudantes, ou campeonatos com outros cursos e outras universidades.

Integração entre estudantes de diversas faculdades durante o JUCS  (Foto: Lucas Vaz)
Integração entre estudantes de diversas faculdades durante o JUCS
(Foto: Lucas Vaz)

“A principal finalidade das atléticas é inserir a atividade esportiva entre os universitários”, conta Pedro Oliveira, estudante do 9º período de Relações Públicas e vice-presidente da AACOS (Associação Atlética de Comunicação Social da UFPR). Cada Atlética possui diferentes eventos durante o ano. ”Tivemos participação em dois Jogos Universitários: o JUCS (Jogos Universitários de Comunicação Social) e o Comunica Beach, mas deixamos de participar do CIA Federal que é um campeonato esportivo entre as atléticas da UFPR”, relata Pedro.

”O Jogos Jurídicos é o nosso principal evento do ano, e é o mais tradicional do sul do Brasil”, conta Douglas Aquino Fernandes, estudante de Direito e presidente da Associação Atlética Acadêmica de Direito (AAAD). Esse é apenas um exemplo. No ano passado, a AAAD realizou diversos eventos, como a CIA Federal em conjunto com outras atléticas da UFPR, festas com atléticas de outras universidades e a sua tradicional cervejada. ”Fizemos uma festa na WS, como pré-jogos, com a atlética de direito da Unicuritiba que foi um absoluto sucesso, vendemos 600 ingressos em dois dias”, comemora Douglas.

Baterias

”A BEBACOS (Bateria extremamente bêbada da atlética de comunicação social) foi criada pra estimular as disputas nas quadras entre as torcidas”, conta Pedro Oliveira. Quase todas as atléticas possuem uma bateria que, além de animar os jogos, participa de eventos exclusivos, como o CuritiBatuque.

 A Bebacos tocou também na festa de carnaval da Poota Festa.

Organização

Para participar da organização dos eventos, procure a atlética do seu curso junto ao centro acadêmico e se informe sobre o processo de seleção. Você não precisa ser membro da Atlética para participar dos campeonatos e das festas.

You May Also Like