Clube de Teatro Musical da UFPR discute sobre DST, comunidade LGBT e outros tabus em musical da Broadway

‘Rent’ é o primeiro musical escolhido para ser adaptado pelo clube, e levará ao palco discussões de gênero, saúde e crise econômica

Por Janyne Leonardi

Vencedor do Tony Awards e do prêmio Pulitzer, Rent foi um musical de sucesso criado por Jonathan Larson e que teve sua estreia em 1996. O cenário: uma Nova York dos anos 80, com enfoque nos tabus da sociedade. O Clube de Teatro Musical da UFPR empenha-se na missão de abordar temas como desemprego, drogas, DST e homossexualidade na adaptação dessa peça teatral que estão preparando, e que se mantém moderna e relevante quase 30 anos após sua primeira apresentação.

Igor Padilha, estudante de Relações Públicas da UFPR, criou o Clube de Teatro Musical há cerca de três meses, após ter passado um período sem contato com o mundo teatral – ele participava de uma iniciativa parecida na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Drama Club, e fez também alguns cursos na área.

O clube conta com cerca de dez membros ativos. Na foto (da esquerda para a direita), Tayana, Maria, Igor, Leandro, Alessandro e Natan (Foto: Tayana Malewschik)

Os encontros ocorrem aos sábados, das 14h30 às 17h30 no prédio Dom Pedro I da Reitoria da UFPR. Eles são gratuitos e abertos ao público. Leandro Rodrigues, participante do clube e estudante de Ciência da Computação, explica como funcionam os encontros: “a gente realiza atividades como aquecimentos físicos e de voz para cantar, exercícios de canto, cenas individuais para interpretar e cantar. Além disso estamos preparando um musical para apresentar semestre que vem”. Leandro também ressalta a importância das atividades para os participantes: “acho que todo clube é uma ótima oportunidade de fazer algo diferente e conhecer pessoas de outros cursos, saindo do ambiente mais fechado na universidade”.

Luanna Gob participa dos encontros do clube desde sua fundação, e considera a oportunidade de aprendizado ótima. “Sempre gostei muito de cantar, e fiz um ano de teatro durante o ensino médio. Conseguir unir ambos foi uma realização para mim e ainda posso aprender gratuitamente. Todos esses fatores me fazem amar ser parte do clube”, comenta a estudante de Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A história do musical

Elenco original da peça, que estreou em 1996 (Foto: Creative Commons)

A escolha de ‘Rent’ para ser o primeiro musical realizado pelo clube surgiu de uma vontade pessoal de Igor. “Ele trata de temas bem atuais e que precisam ser tratados. Temas que na época eram tabus enormes e que agora são mais debatidos e dialogados”, salienta o fundador do clube.

Na história, oito amigos possuem diversas ligações com os tabus da sociedade. Mark Cohen, por exemplo, é um cineasta apaixonado por Maureen Johnson, que ama outra mulher. O colega de quarto de Mark, Roger, é viciado em drogas e portador do vírus da AIDS. A peça – e as adaptações cinematográficas da história – mostram a vida de cada um desses personagens e sua forma de lidar com os problemas afetivos, físicos e emocionais.

Como a história se passa nos Estados Unidos, algumas mudanças serão feitas. As músicas continuarão em inglês, mas todo o texto será traduzido para o português. A peça será ambientada na América do Norte, com elementos como o cenário e algumas características próprias da cultura norte-americana, mas Igor afirma que a peça contará com algumas adaptações para deixar a crítica mais atual.

Por enquanto, ainda mais não há data confirmada de estreia da peça, mas os primeiros ensaios já estão acontecendo. Se você quiser acompanhar ou fazer parte da produção, pode entrar em contato com o Clube de Teatro Musical da UFPR por meio do grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/clubedeteatromusical/ ou pelo canal do youtube:

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/BH0MLyu6HjY?rel=0″ frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

 

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *