Comunidades interna e externa da UFPR podem usufruir de serviços terapêuticos

Alunos de Psicologia da UFPR oferecem atendimentos psicológicos para comunidade

Por Heloísa Ferreira Lima

A Universidade Federal do Paraná oferece diversos tipos de atendimentos para comunidade interna e externa, o serviço mais procurado é o de apoio psicológico, que é ofertado de três maneiras: através do projeto PermaneSENDO que é ofertado por alunos de psicologia com supervisão de professores responsáveis, pela PRAE (Pró-Reitoria de assuntos estudantis) e  pelo CPA (Centro de Psicologia Aplicada).

 

PermaneSENDO

O projeto de ensino, pesquisa e extensão PermaneSENDO, que existe desde 2012, inclui alunos de graduação a partir do quinto ano, pós-graduação, mestrado e doutorado. O projeto é ofertado apenas para comunidade interna da universidade e existem três formas de atendimento: o plantão, onde acontece o primeiro contato de estudante para estudante, realizado sem hora marcada, de segunda a sexta, das 8:30 às 19:30. O acompanhamento, que é uma segunda fase do plantão e acontece toda semana com horário marcado. Além disso, são oferecidas rodas de conversa para tratar de problemas com maiores demandas, como dificuldades acadêmicas e vivência na universidade. Para participar das rodas de conversa é necessário fazer inscrição através do link. Caso nenhum dos atendimentos forem eficientes, o paciente será encaminhado para uma clínica profissional, onde será atendido por um valor simbólico.
Atualmente 15 alunos são responsáveis por esse atendimento e segundo a professora Roberta Kafrouni, coordenadora do projeto, desde abril foram atendidos por volta de 40 alunos.

Para Raquel Kämpf (44) psicóloga a 22 anos e doutoranda em educação, “a ideia é escutar as pessoas como aluna e não como profissional”. Ela entrou no PermaneSENDO para ter a experiência de ouvir pessoas fora do ambiente de trabalho e identificar problemas na universidade. A estudante ainda complementa que “o projeto pretende que o sujeito se aproprie da sua condição para buscar o enfrentamento”.      

Cartaz de divulgação das rodas de conversa. (Foto: Divulgação)

PRAE – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Além do PermaneSENDO,  outros serviços de atendimento psicológico são oferecidos pela PRAE,  também exclusivos para estudantes de graduação. Além do plantão sem hora marcada, há também a possibilidade do acompanhamento individual que possui uma lista de espera, tendo preferência alunos bolsistas e casos mais graves. Diferente do PermaneSENDO, a PRAE ainda oferece o atendimento por assessoria, que é feito indiretamente, através de professores e servidores para saber o que se passa na vida do estudante.

CPA – Centro de Psicologia Aplicada

Já o Centro de Psicologia Aplicada (CPA) é o único atendimento ofertado para a comunidade externa da faculdade, que procura aliar a necessidade dos pacientes com a necessidade de formação dos estagiários. É um local de treinamento, de aperfeiçoamento e de pesquisa para professores e alunos de graduação e pós-graduação. Quem realiza os atendimentos são os alunos de psicologia, supervisionados pelos professores responsáveis pelas disciplinas do estágio profissionalizante e projetos de extensão, além de psicólogos formados vinculados à pós-graduação. É aberto a crianças, adolescentes e adultos da comunidade externa à UFPR que necessitem de acompanhamento psicológico, sendo o atendimento preferencial para famílias de baixa renda e/ou com encaminhamento. O serviço-escola funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 20h30 no Prédio Histórico da UFPR.

O CPA oferta os seguintes serviços: psicoterapia individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos; avaliação e reabilitação neuropsicológica para crianças, adolescentes, adultos e idosos; situações de perda/luto; problemas alimentares em mulheres; problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas; avaliação e reabilitação em traumatismo craniano e AVC; neuropsicologia e atenção precoce para crianças com risco de problemas de desenvolvimento e suas famílias; clínica para crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos de aprendizagem; orientação profissional; grupo de orientação para pais; grupo terapêutico para crianças e adolescentes;  grupo de apoio à Síndrome Pós-Pólio (paralisia infantil).

 

SERVIÇO:

Para saber mais sobre os atendimentos oferecidos acesse:
PermaneSENDO: http://permanesendo.wixsite.com/ufpr
PRAE: http://www.prae.ufpr.br/prae/assistencia-psicossocial/atendimento-psicologico/                                     Ambos atendimentos são realizados no Prédio Histórico na Praça Santos Andrade, (Subsolo/CEAPPE) – Centro – 80020-300 Curitiba.
CPA: os atendimentos precisam ser previamente agendados conforme vagas disponíveis.                                           Site: http://www.humanas.ufpr.br/portal/psicologia/centro-de-psicologia-aplicada/

SalvarSalvar

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *