Conheça a iniciação científica da UFPR que une esporte, literatura e transmídia em canal no YouTube

Grupo ‘Esporte, jogo e transmídia’, formado por alunos de mestrado em Educação Física, discute a utilização do esporte e jogo na literatura através do canal no YouTube “The Review is Coming”

Por Janyne Leonardi de Carvalho

 

No setor de Educação Física da UFPR, uma iniciativa está levando o debate sobre o esporte para o universo literário e cinematográfico através de vídeos no YouTube.

André Mendes Capraro é professor e diretor do CED (Centro de Desportos), responsável pela academia de musculação, pista, piscina e os campos e quadras da Universidade. Sua trajetória acadêmica permitiu que criasse um projeto para estudantes de mestrado. Após tornar-se mestre e doutor em História, pela Universidade Federal do Paraná, na área de pesquisa sobre esporte e literatura, e adquirir um pós-doutorado na Universidade Ca’ Foscari Venezia, na Itália, sobre literatura italiana, ele trouxe à UFPR a ideia da criação de um grupo de estudos que debatesse esporte, entretenimento e conteúdo acadêmico. O grupo ‘Esporte, jogo e transmídia’ logo depois passou a gerar conteúdo em audiovisual para plataformas como o Facebook e YouTube.

Capraro, com essa iniciativa, trouxe vários benefícios para os estudantes e para o curso. “Muitos alunos começaram a procurar pela relação entre esporte e arte. E porque não criar um projeto que envolvesse isso?”, indaga ele. Além disso, diz acreditar que isso ajuda a remover o estereótipo da área. “Dizem que quem faz Educação Física não lê. Não é verdade”, salienta. O último motivo comentado pelo professor era o fato de as teses dos estudantes não terem tanta visibilidade. Na era do audiovisual, era necessário achar uma alternativa para que os alunos pudessem ter mais reconhecimento nos seus desenvolvimentos.

Foi assim que, há dois anos, surgiu o ‘The Review is Coming’. Os vídeos eram postados inicialmente no Facebook, que já conta com mais de 340 curtidas. Depois eles migraram para o YouTube, levando mais de 100 inscritos para o canal. Eles possuem bom cenário, abertura, edição e, principalmente, conteúdo. Com um aspecto histórico e sociológico, os mestrandos fazem uma análise sobre o âmbito esportivo e lúdico contido em obras como ‘Jogos Vorazes’, ‘Clube da Luta’ e ‘O Drible’.

O nome do canal tem uma história interessante. Nas primeiras reuniões da iniciação científica, podia-se perceber a diversidade de gostos dos estudantes. Mas o tema que sempre acabava se repetindo era o seriado Game of Thrones. O nome do episódio piloto é “The Winter is Coming” (“o inverno está chegando”, em português), e a frase viralizou na Internet. O grupo decidiu, então, adaptá-la para o atual nome do canal, que em português fica “a resenha/análise está chegando”.

O grupo possui entre quinze e vinte membros, sendo cerca de dez deles fixos. Os próprios estudantes gravam os vídeos, pois a ideia é que sejam feitos por amadores. “O que eu quero é que várias pessoas experimentem cada pedaço, da produção à execução”, ressalta Capraro. Conforme o projeto evoluiu, tiveram acesso à equipamentos e recursos melhores, aprendendo a utilizar cada vez mais o transmídia para benefício pessoal e acadêmico. Eles sentem que estão dando um retorno à sociedade através do conteúdo que produzem, e são retribuídos com comentários positivos e apoio do professor André Mendes Capraro e da própria Universidade.

 

UFPR TV

A UFPR TV possui mais de 30 quadros, nos quais aborda assuntos variados, com o objetivo de disseminar a cultura, o entretenimento e a informação. (Foto: Divulgação)

 

O apoio da Universidade virá na forma da criação de um programa na UFPR TV. Ele se chamará ‘Pop Esporte’, e ainda está em fase de negociação. Mas André sabe que algumas adaptações à versão original serão feitas. “Os ‘reviews’ serão mais curtos, então não poderá ser um debate muito aprofundado como no YouTube, com vídeos de quinze minutos. Mas estamos animados com essa parceria que promete trazer um público maior ainda para as nossas produções e é mais uma forma de transmissão do conteúdo universitário”, afirma. Por enquanto, não há data de estreia confirmada ou mais detalhes sobre como o programa irá funcionar, mas todos podem ficar ligados nos outros quadros da UFPR TV no canal 15 da NET, 187 da Vivo TV ou ao vivo no site.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *