Curitiba recebe Seminário Nacional de Cinema a partir desta quinta-feira (17)

Os amantes do cinema podem desfrutar de uma vasta programação nesta semana com a chegada do 5º Seminário Nacional de Cinema em Perspectiva. Com oficinas, mesas redondas e debates, o Seminário  chega à quinta edição e, neste ano, o evento promovido pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), será no Portão Cultural, nos dias 17, 18 e 19 de novembro. A entrada é franca, porém as vagas para as oficinas, já foram preenchidas, por ordem de inscrição.

Segundo a organização, o objetivo do evento é fazer uma reflexão sobre o cinema a partir de um levantamento de pesquisas teóricas a respeito do tema. “É um evento de resistência, para nos deixar fazer essa reflexão e não deixar morrer o pensamento cinematográfico”, diz Nicole Loiola, organizadora do evento e estudante de Cinema e Audiovisual da Unespar/FAP. “Porque é muito importante que a gente tenha essa criação de conteúdo. Fazer cinema não é só a parte prática”, salienta.

Programação

Neste ano, a programação do Seminário Nacional inclui oficinas de roteiro, debate sobre séries de televisão, mesa redonda sobre micro comunicações, exibição de filmes, entre outros. No site do evento, é possível conferir a programação completa. Além disso, também haverá discussões sobre trabalhos inscritos por estudantes de todo o Brasil.

“Eu acho que a programação está bem mais encorpada neste ano. A gente conseguiu, mesmo com todas as dificuldades de verba, trazer diretores do exterior e oficineiros de outros estados”, conta Nicole.

Haverá ainda cinco simpósios. São eles “Cineastas: obras e pensamentos”; “Cinema brasileiro: da criação à difusão”; “Cinema, corpo e subjetividades”; “Cinema, hibridismos e narrativas audiovisuais”; e “Moderno e contemporâneo: história, política e estilo no cinema”. Confira a lista de trabalhos aprovados.

Serviço

V Seminário Nacional de Cinema em Perspectiva. 17 a 19 de novembro. Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430). Entrada franca.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *