Dez lugares para fazer trabalho voluntário em Curitiba

Com vagas em diversas áreas, voluntariado pode oferecer horas complementares e aprendizado único

Por Larissa Nicolosi

Segundo definição da ONU – Organização das Nações Unidas, voluntário é “o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos” e, mais do que isso, é levar um aprendizado para toda a vida.

Antes de exercer a função de voluntário, o Centro de Ação Voluntária (CAV) recomenda que a pessoa assista a uma palestra informativa sobre o voluntariado em si e suas condições. A próxima palestra “O que é ser voluntário” está prevista para o dia 3 de julho às 18:30, na Biblioteca Pública do Paraná (BPP), sem necessidade de inscrição prévia.

O CAV disponibiliza em seu site (http://www.acaovoluntaria.org.br/) uma lista de lugares que precisam de voluntários para conferir. O Jornal Comunicação reuniu 10 de diversas áreas para você escolher o trabalho que mais se encaixa com o seu perfil, além de poder validar como horas complementares. Confira:

 

Hospitais

Hospital Pequeno Príncipe

O Hospital, com especialidade pediátrica, conta com a participação de muitos voluntários. Os trabalhos variam em torno do divertimento infantil, seja nas enfermarias, brinquedoteca e ambulatório. Faz parte também a condução interna dos pacientes e seus responsáveis, além da higienização dos brinquedos e organização das roupas que vêm da doação.
O pré requisito é ser maior de dezoito anos. As inscrições de julho estão abertas e os interessados devem comparecer no próprio hospital para fazê-las, passando por entrevista e marcando nova visita para treinamento e preparação. Você pode escolher o melhor dia e turno para realizar o trabalho, conforme disponibilidade de vagas.

Oferece certificado: depois de no mínimo 50 horas de voluntariado.
Serviço: Rua Desembargador Motta, 1070, térreo – Água Verde. Para contato (41) 3310-1253 ou voluntariado@hpp.org.br

 

Hospital de Clínicas (HC)

O HC conta hoje com mais de 50 anos de história e faz parte do patrimônio da Universidade Federal do Paraná. O serviço de voluntariado foi criado para garantir uma recepção diferenciada ao paciente, e algumas das funções do voluntário são: condução de pacientes para exames, alta hospitalar, acolher e confortar os pacientes da ala obstétrica, distribuição de medicações, Projeto Visita de Apoio (visitar e conversar com pacientes que não recebem visitas), serviço de manutenção, recreação hospitalar e atividades em setores específicos do hospital.
Para se tornar um voluntário, é necessário ser maior de idade, marcar uma visita de experiência para conhecer o hospital e o serviço de voluntários (contato abaixo) e assistir à palestra do Centro de Ação Voluntária. A segunda parte é preencher a ficha de cadastro e o termo de adesão e entrega-los no HC, juntamente com cópias do RG, CPF, comprovante de residência, carteirinha do CAV e uma foto 3×4 em anexo. Por fim, o interessado passa por uma entrevista e treinamento de 60 dias.

Oferece certificado: referente às horas disponibilizadas.
Serviço: Rua General Carneiro, 181, terceiro andar do prédio central – Alto da Glória. Para contato (41) 3360-1861 ou voluntarios@hc.ufpr.br

Crianças

Chácara dos Meninos de 4 Pinheiros

A Chácara está localizada em Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba. Formada por duas casas-lares, acolhem até 40 meninos de 6 até 18 anos. A instituição tem como objetivo promover a reintegração social, física e mental dos seus moradores, a fim de trazê-los novamente para o convívio na sociedade.
Para se voluntariar, é preciso ligar para o telefone da chácara ou mandar um e-mail (ambos os endereços estão disponíveis abaixo), e solicitar uma “carta de intenção” – que é o instrumento usado para a instituição conhecer o perfil do voluntário, que tipo de atividade deseja exercer e também agendar uma visita para conhecer os meninos. O pré requisito é ser maior de dezoito anos, e as atividades propostas, assim como as já realizadas na chácara, devem ser de âmbito pedagógico.

Oferece certificado: é feita uma declaração que consta as horas e a atividade exercida pelo voluntário.
Serviço: O endereço é disponibilizado depois de agendamento da visita. Para mais informações você pode acessar o site ou entrar em contato pelo e-mail fundacao@4pinheiros.org.br e telefones (41) 3078-1661 ou (41) 3633-1159

 

Idosos

Primeira Igreja Batista de Curitiba

O voluntariado acontece através do projeto de Inclusão Digital do Ministério de Idosos. O objetivo é ensiná-los a utilizar aparelhos digitais – como tablets, smartphones e notebooks –, e para participar, basta levar um desses aparelhos. Os encontros acontecem nas quartas-feiras no segundo andar da Igreja, e são disponibilizados três horários, não tendo limite de participação: das 14h às 15h (inclusão digital), das 16h30 às 17h30 (inclusão digital com lanche antes) e das 10h30 às 17h30 (passar o dia auxiliando no ministério com 7h de trabalho voluntário).

Oferece certificado: com o tanto de horas que o voluntário disponibilizar para o trabalho.
Serviço: Rua Bento Viana, 1200 – Batel. Para mais informações você pode acessar o site ou entrar em contato pelo telefone (41) 3091-4347.

Asilo São Vicente de Paulo

Com 90 anos de história, hoje o asilo atende cerca de 160 idosas, que contam com cuidado diário e resgate da qualidade de vida. Para o voluntariado, são oferecidas pelo menos oito áreas de atuação como, por exemplo, acompanhamento das senhoras na “escolinha”, nas sessões de artesanato e também ajuda durante as visitas – ou até sendo a própria visita. Também há áreas relacionadas  à estética e arte, também possíveis para ajudar. Para ser voluntário, o interessado precisa ser maior de idade e deve preencher este formulário, e disponibilizar apenas um dia da semana para comparecer. Depois disso, deve participar de uma integração institucional, a fim de conhecer mais sobre a casa e informações sobre o serviço.

Oferece certificado: em forma de declaração constando as horas.
Serviço: Rua São Vicente, 100 – Juvevê. Mais informações pelo site ou pelo telefone (41) 3313-5353.

Animais

Animais Sem Teto

A organização sem fins lucrativos trabalha em prol do bem estar animal, resgatando os bichinhos das ruas e dando o apoio necessário para encontrarem uma nova família. As formas de ajudar podem ser na panfletagem do material para conseguir doações, venda de rifas, arrecadação de doações e também na manutenção da chácara da organização (higiene do lugar e dos animais, consertos técnicos e gerais). Para se voluntariar, precisa preencher este formulário, indicar sua disponibilidade e aguardar o contato.

Oferece certificado: com horas referentes ao trabalho que exercer.
Serviço: O endereço da chácara é disponibilizado conforme interesse. Para mais informações você pode visitar o site ou a página oficial do projeto.

Projeto Amigo Bicho

O Amigo Bicho é um projeto de Terapia/Atividade Assistida por Animais (T/AAA), com o intuito de beneficiar pessoas através dos pets. Para isso, os voluntários se encontram com seus animais de estimação e vão até as instituições (como hospitais, asilos, orfanatos, clínicas de psiquiatria e de tratamento especial) e levam uma alternativa diferente de felicidade a quem precisa.
Os encontros são semanais, de preferência à tarde. As inscrições estão previstas para reabrirem em outubro, e as novidades são atualizadas na página oficial do projeto.

Oferece certificado: referente às horas que o voluntário disponibilizar.

Outros

TETO

O TETO ajuda famílias em vulnerabilidade social e de urgência. Constroem novas moradias para os moradores, executam oficinas de leitura e informam a população sobre as formas de melhorar o bairro em que vivem. A prioridade para ser voluntário é ter até 30 anos e ser estudante, visando a principal iniciativa do projeto, que é formar jovens voluntários no país.
O trabalho varia de 4 a 8 horas semanais, com pelo menos uma visita por semana na comunidade em que atua, dependendo da função, e é necessário o comprometimento de pelo menos 4 meses no projeto. Para se inscrever, é preciso preencher esse formulário online e aguardar retorno.

Oferece certificado: cada evento tem uma quantidade de horas que será validada.
Serviço: Para mais informações você pode acessar a página oficial do TETO Brasil

Rango de Rua

O ‘Rango de Rua” é um projeto que busca ajudar pessoas em situação de rua, com alimentação, distribuição de roupas e cobertores e também com diálogo e encaminhamento de pessoas com dependência química para tratamento. A ideia é conhecer e conversar com os indivíduos, para não marginalizar nem excluí-los ainda mais da sociedade. O projeto conta com doações e o voluntariado, que ajuda na cozinha ou também na distribuição dos alimentos. O único pré requisito é ser maior de dezoito anos, e as inscrições são feitas via chat da página do Rango no facebook.

Não oferece certificado: mas da mesma forma é um convite para conhecer novas realidades e adquirir conhecimento e experiência.

 

Como validar as horas do voluntariado no meu curso?

É importante checar com a coordenação do curso quantas horas podem ser validadas a partir de trabalho voluntário, sendo que cada setor possui normas específicas. Em termos gerais, para integrá-las o estudante deve levar o certificado contendo a quantidade de horas, descrição da atividade e instituição até sua coordenação e protocolar o pedido de integralização com formulário próprio, pelo menos 15 dias antes do fim do período letivo.

 

SalvarSalvar

You May Also Like

2 thoughts on “Dez lugares para fazer trabalho voluntário em Curitiba

  1. Olá, bom dia.

    Meu nome é Paulo Jr Nascimento, gostaria de participar de trabalhos voluntários, porém tenho tempo disponível apenas nos fins de semana, isso seria possível ? Aguardo resposta.

    1. Olá, Paulo. Tudo bem?

      Você pode tentar ligar para esses lugares que estão na reportagem e ver em quais eles aceitam trabalho nos finais de semana. Boa sorte 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *