Editorial: Curitiba em Crise

A cidade de Curitiba passa por um período de crise no sistema público de saúde e transporte. A paralisação dos motoristas e cobradores na semana passada, 26 e 27, e a greve dos servidores da saúde nesta segunda-feira, 2, marcam um momento delicado na política estadual. As consequências afetam diretamente os estudantes da UFPR e leitores do nosso jornal. É reafirmando o compromisso de informar, com pautas autênticas, que o Jornal Comunicação dá a sua largada, em 2015, atualizando diariamente a situação da saúde, do transporte e apresentando a universidade para seus novos alunos.

Com uma reforma gráfica e editorial recente, pensada para dar fôlego ao jornalismo paranaense em crise, o Comunicação renasce trazendo um novo espírito jornalístico, diferentes ângulos e fontes. No caso dos servidores públicos municipais do Sistema Único de Saúde (SUS), o jornal acompanhou a manifestação dos funcionários em frente à Câmara Municipal. As principais reclamações tangem a falta de novos concursos públicos, a negativa no reajuste dos dentistas, as condições precárias de trabalho em algumas unidades de saúde, assim como a ameaça do não pagamento de horas extras.

Protesto é a palavra de ordem do dia. A Boca Maldita, na região central de Curitiba, será palco de um manifesto contra o aumento abusivo no preço da passagem. A manifestação ganhará corpo a partir das 18h e, sob o comando da Rede contra o Tarifaço, pretende discutir a crise política do atual governo e dar apoio aos trabalhadores.

As manifestações populares tiveram papel significativo, em 2013, na negociação por uma tarifa justa no transporte público. O resultado do encontro de hoje à noite pode influenciar a resposta do prefeito Gustavo Fruet, que promete anunciar o novo valor estipulado para a passagem de ônibus nesta terça-feira.

Somos um veículo construído com base em universitários compromissados com a comunidade acadêmica. Voltamos, portanto, neste ano, com a missão de refletir e criar debates sobre temas que interferem na vida do estudante, professor e servidor da UFPR. Ao longo das próximas duas semanas, o Comunicação seguirá a rotina do jornalismo diário para dá-los as boas vindas. Aos nossos leitores, é bom tê-los de volta. Calouros, sejam bem vindos!

You May Also Like