Evento na Reitoria discute alternativas para a educação ambiental

O XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental estimula debates no campus da UFPR

Por João Cubas

Entre os dias 17 e 19 de maio, A Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com outras instituições do estado, promove o XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA). A expectativa dos organizadores é de que até duas mil pessoas participem do evento, entre estudantes, professores das redes pública e privada, pesquisadores e comunidade em geral.

Evento sediado na UFPR conta com a participação de outras universidades e empresas como Sanepar, Itaipu e Copel (Foto: Guilherme Stock)

De acordo com Marilia Andrade Torales Campos, coordenadora do EPEA e professora da UFPR, o tema traz desafios, pois trabalha numa perspectiva de contracultura. “Nossa sociedade é marcada pelo alto consumo e produção de bens e serviços. Essa lógica é contrariada pela educação ambiental, pois precisamos repensar o desenvolvimento sem aumentar a exploração de recursos naturais”, explica.

A programação terá palestras, workshops e oficinas que abordarão alternativas sociais à crise ambiental. “Discutiremos as políticas de educação ambiental do Brasil, na escola, mas também traremos ações práticas – como nas oficinas de compostagem, hortas e uso de sementes orgânicas”, exemplifica Marilia. Ainda é possível se inscrever na categoria participante-ouvinte, por meio da página do evento.

 

Conhecimento prático

A expectativa da coordenadora do evento é motivar educadores ambientais em suas comunidades. “Às vezes, os resultados são lentos. Por isso devemos promover redes de contato, possibilidades de trabalho, cooperação em grupos de pesquisa, para melhorar na prática o potencial que eles têm”, esclarece.

Nesse sentido, a estudante de Engenharia Ambiental, Thamires Morais, busca no EPEA mais conhecimento para o trabalho que desenvolve na empresa júnior Ciclus Consultoria. “Espero trazer algo mais prático para as nossas ações do dia-a-dia”, diz.  Ela já gerenciou um projeto em uma empresa de logística, além de diversos trabalhos de ensino. “Muitas vezes pequenas ações nas escolas dão mais resultado, pois as crianças disseminam o conhecimento de maneira fácil”, justifica.

Já a estudante de Ciências Biológica1s, Angela Cristina dos Santos Forstner, acredita que as oficinas poderão direcionar melhor seus estudos: “a oficina é uma coisa mais prática, onde podemos discutir com pessoas com experiências na área. Assim será mais viável montar uma proposta futura”. Além de ministrar aulas de ciências há três anos, agora está concluindo o bacharelado. Sua monografia proporá a montagem de um centro de educação ambiental.

 

Sustentabilidade

Durante os três dias do evento, o Campus Reitoria da UFPR será rebatizado como Campus VidaReitoria”. Marilia explica que a ideia de vida é enfatizar o caráter de sustentabilidade do EPEA: “queremos sensibilizar a comunidade para a sustentabilidade de toda a forma de vida do planeta. É necessário mantermos as condições de todos os elementos”.

Para tanto, haverá minhocários – que farão a compostagem dos resíduos orgânicos produzidos nos lanches -, a não-utilização de copos descartáveis, a confecção de blocos de anotação em papel reciclado e o uso de flores, que depois serão replantadas em diversos parques de Curitiba.

Materiais confeccionados para o EPEA usam recursos renováveis e sustentáveis. Foto: João Cubas

A estudante Angela enfatiza a importância de se olhar para todas as formas de vida referidas pela coordenadora. “Somos uma espécie egoísta. Fazemos parte de um todo e nesse todo não somos nada. O problema é que temos muitas alterações ambientais por nossa culpa, e aceleramos este processo numa velocidade incrível”, afirma.

Frente a esses desafios, a futura engenheira Thamires acredita no poder da mensagem que essas ações podem trazer à comunidade. “Qualquer evento na área é atrativo pelo impacto da mensagem, principalmente para aqueles que não sabem muito sobre o assunto. Dessa forma, pode-se impactar o maior número de pessoas possível”, acredita.

 

Serviço

Encontro Paranaense de Educação Ambiental

Dias 17, 18 e 19 de maio de 2017, das 8h às 20h

“Campus Vida – Reitoria” – R. Gen. Carneiro, 460 Curitiba – PR

Site: www.epea2017.ufpr.br

Email: epea2017@gmail.com

Fone: (41) 3360-5197

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *