Feira de Cursos e Profissões da UPFR: Uma oportunidade para conhecer o seu futuro

Realizado no último fim de semana, a 15ª edição do evento reuniu mais de 100 mil visitantes

Reportagem e fotos de Kei Namise

A professora de arte, Isabelle Catucci, fala um pouco mais sobre o curso de artes para as
visitantes e conta que na faculdade não há um caminho predefinido. (Foto: Kei Namise)

A chegada do vestibular para muitos estudantes é um momento importante em suas vidas, pois além de se prepararem para inúmeras provas, eles também terão que escolher para qual curso irão prestar vestibular. A Universidade Federal do Paraná realiza anualmente a feira de Cursos e Profissões, que já se encontra em sua 15ª edição. O objetivo do evento é que seus futuros alunos tenham a oportunidade de tirar dúvidas e conhecer melhor todas as opções de graduações oferecidas pela universidade. Esta é a segunda edição que ocorre no campus de Piraquara.
Com o slogan “Uma feira de ideias para o seu futuro”, a feira contou com cerca de 90 estandes de diferentes cursos e de diferentes campus da UFPR. Os alunos e professores estavam à disposição dos visitantes para tirar dúvidas sobre as graduações e o mercado de trabalho. Para o professor de economia, Marco Carvalieri, é uma experiência incrível poder auxiliar os futuros universitários a escolherem qual faculdade irão fazer. “Ocorreu de algumas vezes eu conversar com um estudante do ensino média aqui na feira e algum tempo depois reencontra-lo como aluno em alguma disciplina minha”, lembra o
professor.

Encontrando a resposta
Parte do público estudantil vai a feira por estar em dúvida entre dois ou mais cursos, esse é o caso da estudante do segundo ano médio Ana Souza. “Estava entre dois, engenharia civil e economia, mas conversar com os alunos ajudou bastante a me decidir qual deles irei me inscrever no vestibular”, conta a estudante. Ela entende que para os vestibulandos é importante ter esse contato com os universitários para tirar dúvidas sobre os cursos e a experiência na universidade, algo que não se encontra pesquisando na internet.

Mas não são só os alunos que aproveitam a feira de profissões. Os pais que os acompanham também podem perguntar mais sobre o ambiente acadêmico que seus filhos irão frequentar. As vezes o incentivo de visitar o evento vem dos pais e não dos alunos. Esse é o caso de Renan Prado, pai de um dos estudantes que visitou a feira. Ele afirma que “embora meu filho seja mais novo que a maioria do pessoal que vêm nessa feira, acho interessante ele já começar a formar uma ideia de qual curso fará na faculdade”.

Além dos cursos
O evento não se resumiu aos estandes dos cursos, as empresas juniores também tiveram espaço garantido. Os alunos contaram aos visitantes como é a experiência do mercado de trabalho dentro da universidade, expondo seus trabalhos e falando um pouco sobre o dia a dia nas práticas. Os visitantes também puderam conferir palestras que foram feitas ao longo do evento, onde os professores e profissionais falavam um pouco mais sobre suas áreas de atuação.

Outro espaço diferenciado foi destinado para a apresentação de serviços da UFPR, como Núcleo de Concursos, para tirar dúvidas sobre a inscrição para o vestibular. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) montou uma sala especial para recepcionar professores do ensino básico e informar sobre os cursos que a UFPR oferecem para a categoria. A Editora UFPR e o Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin), entre outras unidades da UFPR, também tiveram estandes próprios.

Confira a galeria de fotos do evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *