Iniciativa da UFPR promove integração entre alunos e intercambistas

Proposta da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para recepcionar os estudantes estrangeiros, o Projeto Integrar está pronto para receber os 97 novos intercambistas do primeiro semestre deste ano. Coordenado por Eva Dalmolin, assessora do Gabinete da Reitoria, há três anos o programa incentiva alunos voluntários a tomarem como “afilhados” os colegas vindos de outros países.

A iniciativa propõe acompanhá-los durante a chegada à cidade. Os “padrinhos” e “madrinhas” são responsáveis por recebê-los no aeroporto, auxiliá-los com o câmbio e até levá-los na Polícia Federal para resolver questões referentes à documentação — tudo a partir das quatro frentes do projeto: apoiar, incluir, acolher e alojar. Nestas ações, além do acompanhamento, os envolvidos também promovem eventos sociais (como Feiras Internacionais e passeios turísticos). Se for necessário, os voluntários podem acolher o estrangeiro temporariamente em sua própria residência.

Para Eva, a relação é proveitosa para os dois lados. Além do intercambista ter um ponto de apoio na cidade, os padrinhos também podem praticar a língua, conhecer novas pessoas e participar de eventos ligados ao programa. “Os alunos que acolhem os estrangeiros convivem com seu ‘afilhado’, tanto que acabam estabelecendo relações de amizade e reciprocidade”, conta.

Lucan Costa concorda. Aluno de Filosofia da UFPR, já teve a experiência duas vezes: com o argentino Nicolas Garros e com o alemão Julien Besemere. “Pude estar com eles durante o semestre e foi muito positivo. A acolhida é extremamente importante para que a pessoa se sinta bem no país”.

No momento, 60 voluntários estão cadastrados no projeto. De acordo com Eva, os alunos de graduação e pós-graduação participantes recebem, inclusive, horas válidas como atividades complementares para o curso. Apesar do incentivo, Lucan acredita que só pelo crescimento pessoal já vale a pena a oportunidade. “O convívio é a melhor parte e o aprendizado no dia-a-dia é imenso. Acho que todos alunos podem e devem participar”, assegura.

Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail bemvindo@ufpr.br ou acessar a página no facebook.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *