Nublado: Greca erra número de cargos comissionados; Curitiba tem mais de 430

Checagem feita pelo Nublado, o projeto de fact-checking do Jornal Comunicação, descobriu que os dados utilizados pelo prefeito fogem da realidade

Por Plínio Lopes 

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, utilizou sua página de facebook para responder um morador a respeito da quantidade de cargos comissionados. Ele afirmou que:

Checagem feita pelo Nublado, o projeto de fact-checking do Jornal Comunicação, descobriu que a informação repassada pelo prefeito é:

 

De acordo com informações recebidas via Lei de Acesso a Informação (LAI), a Prefeitura de Curitiba possuía 443 funcionários ocupando cargos comissionados em junho. Ou seja, a cidade tinha 43 funcionários comissionados a mais do que o prefeito Rafael Greca afirmou em sua página no facebook. Até o final de julho, a prefeitura contava com 432 cargos em comissão.

 

A gestão do ex-prefeito Gustavo Fruet nunca teve 666 cargos comissionados. O maior número foi em novembro de 2016, com 497 cargos ocupados. A diferença entre os cargos das duas gestões, comparando os primeiros meses, também não é significativa.

Crédito: Mariah Eduarda Colombo

Ainda de acordo com as informações da LAI, a cidade possui 31.666 servidores ativos. Portanto, os cargos comissionados do prefeito Rafael Greca equivalem a 1,39% do quadro municipal ativo e não 0,8% como foi informado pelo prefeito.

É importante lembrar que, pela lei municipal 7671/1991 e suas alterações, o município de Curitiba pode ter um número máximo de 631 cargos comissionados. No início do seu mandato,  Rafael Greca prometeu cortar esses cargos em 40%, fazendo com que o número máximo fosse reduzido para 379. Em julho de 2017, a prefeitura contava com 432 cargos em comissão, portanto ainda seriam precisos cortar 53 cargos para bater a meta.

 

 

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

You May Also Like

One thought on “Nublado: Greca erra número de cargos comissionados; Curitiba tem mais de 430

  1. Excelente matéria. Entretanto, entendo q no contexto da pergunta a resposta quanto ao número de cargos foi feita de forma retórica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *