Pela segunda vez seguida, um brasileiro estará no time campeão da NBA

11335836_825895657480159_1499074130_n
Cartaz das finais na NBA.
(Foto: NBA)

O Cleveland Cavaliers de Anderson Varejão disputou na última semana o primeiro jogo das finais da NBA contra o Golden State Warriors, time de Oakland na Califórnia que conta com o brasileiro Leandrinho no elenco. Varejão, que se recupera de uma lesão no tendão de Aquiles, não pôde entrar em quadra e ajudar seu time que, apesar do incríveis 44 pontos do astro Lebron James, perdeu nos acréscimos em Oakland na última quinta feira (4).

 

O primeiro jogo das Finais

11149148_825895664146825_736116810_n
O jogo foi acompanhado por torcedores curitibanos.
(Foto: Helena Salvador)

 

Em uma Oracle Arena lotada de torcedores de camisa amarela, o time da casa começou perdendo para o Cleveland Cavaliers de Lebron James. No segundo quarto o Golden State empatou e faltando quatro minutos para o intervalo, virou o jogo com os passes rápidos e o jogo em grupo, nesse momento o brasileiro Leandrinho ajudou o Warriors a entrar no segundo tempo com uma vantagem de três pontos.

Apesar de ter avançado no terceiro quarto com a força de ataque da dupla Lebron James e Kyrie Irving o Cleveland perdeu o foco no último quarto, quando o armador Stephen Curry levou o time de Oakland para os acréscimos com um placar de 96×96. Sem pontuar até os últimos segundos do quinto tempo, o Cavaliers perdeu o jogo e desperdiçou os 44 pontos de Lebron James durante a partida.

Rafael Fernandes de 16 anos, torcedor do Cleveland Cavaliers lamentou a derrota do time, ” O jogo foi disputado mas o time dependeu muito do Lebron” ele destaca que ” o time do Cavaliers está com déficit de jogadores machucados, não só o Verejão como possivelmente o Irving”.

 

Brasileiros na NBA

Independente do resultado dos próximos jogos – as finais da NBA são disputadas no esquema “melhor de sete”- um brasileiro vai ser campeão do maior campeonato de basquete do mundo. No ano passado o blumenauense Thiago Spitter fez história ao se tornar o primeiro jogador brasileiro campeão da liga defendendo o time texano do Santo Antonio Spurs.

Na próxima semana, a decisão de quem leva o título vai movimentar não somente os estados americanos da California e de Ohio como também  Espirito Santo e São Paulo. Anderson Varejão, natural da cidade de Colatina, começou sua carreira defendendo o time paulista de Franca, e em 2004 passou  a defender o Cavaliers. Já Leandrinho Barbosa, nascido na capital paulista, se destacou no time de Bauro e em 2003 foi contratado pelo Phoenix Suns. Agora, disputa as finais jogando pelo Golden State.

A participação de jogadores na Associação Nacional de Basquete americana começou em 1988 com o curitibano Rolando Ferreira Júnior que foi campão pan-americano com a seleção brasileira em 1987. Hoje, participando em campeonatos veteranos pelo Brasil e lecionando na Escola Internacional de Curitiba, Rolando Júnior avalia a participação de brasileiros nas finais da NBA de 2015 como uma motivação para os jovens torcedores brasileiros passarem a acompanhar os campeonatos nacionais:

“O basquete brasileiro tem vivido nos últimos anos uma carência de ídolos e estes jogadores irão preencher esta lacuna. Só espero, que um dia, um brasileiro seja protagonista dos jogos, aí sim nosso basquete irá crescer assustadoramente”, declara o professor.

 

You May Also Like