Restaurante conhecido como o mais antigo de Curitiba é um marco no centro histórico

Com aspectos rústicos e tradicionais as paredes do restaurante São Francisco carregam mais de 60 anos de história

Por Juliana Firmino, com colaboração de João Pedro

Para fugir da guerra civil em seu país de origem, o espanhol Secundino Muiños Suarez, desembarcou no Brasil em 1955. Ao chegar aqui, o primeiro contato com um restaurante foi no estabelecimento do concunhado. No local, ele teve a oportunidade de aprender sobre, para mais tarde, no mesmo ano, abrir o próprio negócio no ramo, o restaurante São Francisco.
Apenas seis anos depois, em 1961, quando já estava estável financeiramente, sua família (mulher e filhos) veio para o Brasil também. Foi nessa época, aos 17 anos, que Valentim Muiños Vasquez, filho do casal, começou a trabalhar no restaurante. Realizado, ele conta que aprendeu tudo o que sabe com o pai, “a convivência com a família foi ótima, ajudou bastante. O mais difícil era a clientela, eu não falava o idioma português, ” conta Valentim.
Após o falecimento do pai, em 1974, foi Valentim quem assumiu os negócios da família, o qual comanda até hoje junto com sua esposa Antônia, que está à frente da cozinha. “É muito bom trabalhar com ela e também é importante a gente ter alguém da família na cozinha, ainda mais para controlar o desperdício”, comenta ele.

Confira os detalhes do local na galeria s seguir.

Serviço: Rua São Francisco, 154, Centro – (41) 3224-8745. Funciona de segunda a sábado das 11h às 15h.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *