TOM Caderno de Ensaios chega à quinta edição

Editorial digital é publicado semestralmente por alunos e colaboradores da UFPR

Por Heloísa Lima

No dia 26 de agosto a Coordenadoria de Cultura lança a quinta edição do TOM Caderno de Ensaios. O tema escolhido para essa edição é “Trânsitos em Verbos – Linguagens do Que(r)er” que busca representar a diversidade de identidades e expressões inseridas no movimento Queer.

O TOM Caderno de Ensaios é um produto resultante do projeto de extensão TOM Laboratório de Práticas de Comunicação e Difusão para Cultura, que começou em 2015. A iniciativa partiu da Coordenadoria de Cultura da UFPR com o objetivo de debater de forma crítica e reflexiva as produções artísticas e culturais.

O público alvo do caderno é abrangente, tendo como propósito atingir a comunidade interna da UFPR, mas, além disso, ser visto como referência na cidade de Curitiba e no estado do Paraná. Todas as edições anteriores do TOM estão disponíveis no site.

A ideia principal por trás da publicação é que ela seja um espaço para divulgar e promover a cultura de uma forma aberta e democrática, sem caráter acadêmico, sendo assim um espaço aberto. Toda versão do caderno possui um tema diferente, sempre composto por fotografias, ensaios e vídeos. A quinta edição traz pela primeira vez áudios de acompanhamento para a leitura.

A definição do tema de cada edição é feita através de sugestões de assuntos que possam render ensaios ou que estejam em evidência. A produção do TOM conta com a presença de curadores, que têm o papel de definir os conteúdos, junto às opiniões dos coordenadores, para organizar o caderno.

Leandro Gorsdorf, professor do Núcleo de Prática Jurídica e Direitos Humanos e atualmente Pró-reitor de Extensão e Cultura, é um dos curadores da quinta edição. Gorsdorf conta que se animou com “a ideia de uma curadoria onde você pode construir através de um tema gerador de narrativa que inclua questões teóricas e questões cotidianos”.

Quem participa?

O espaço do TOM é aberto a técnicos, alunos, professores e convidados externos, para que cada edição tenha diferentes olhares sobre um mesmo tema. A participação de alunos na produção do caderno é parte das atividades de extensão, que fornecem bolsas aos participantes em diferentes áreas.

Para Patrícia Salles, produtora cultural da Coordenadoria de Cultura da UFPR, a parte mais importante do processo de montagem do caderno é a interdisciplinaridade proporcionada pela experiência. “É sempre prazeroso para alunos e coordenadores essa troca de conhecimento de diversos cursos”, afirma a produtora.

Planos futuros

Apesar da abrangência de todas edições publicadas, o caderno TOM tinha o propósito inicial de que, a cada duas versões digitais, uma edição impressa fosse publicada. Porém, devido a custos que a coordenadoria tem com a produção e pagamento das bolsas para os alunos participantes, isso ainda não foi possível. No entanto, Patrícia não descarta a ideia, tendo a impressão do caderno como objetivo a longo prazo.

Lançamento TOM #5

Data: 26 de Agosto.

Horário: 19h

Local: Ornitorrinco Bar – Rua Benjamin Constant, 400

Entrada: Gratuita das 19h às 20h30. A partir de 21h, R$15,00 (referente ao ingresso da Festa das Excluídas)

SalvarSalvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *